sábado, 6 de julho de 2024

Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2024


 CANPAT

A CANPAT foi instituída em 1971 pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é coordenada pela Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT). A campanha é realizada anualmente e envolve uma série de atividades e eventos, incluindo palestras, seminários, treinamentos e campanhas educativas, com o intuito de disseminar informações sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.

O tema deste ano é a Segurança em Máquinas e Equipamentos. A mobilização tem o objetivo conscientizar empresas e trabalhadores sobre a importância da segurança e da saúde no ambiente de trabalho.

A campanha é fundamental para a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, contribuindo para a qualidade de vida dos trabalhadores e a melhoria das condições de trabalho no país.

ACIDENTES DE TRABALHO NO BRASIL

De acordo com dados divulgados no ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Brasil registrou 612,9 mil acidentes de trabalho em 2022, o que equivale a 69 acidentes por hora ou 1,15 acidente por minuto. Em 2023, 2.538 desses acidentes resultaram em mortes, e quase 19 mil causaram incapacitações permanentes.

Quanto ao impacto econômico, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou em 2013 que acidentes e doenças do trabalho resultam em uma perda de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global. No Brasil, com base no PIB de 2022, o Ministério do Trabalho e Emprego estimou que os prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho podem ter alcançado R$ 396 bilhões, afetando empregados, empresas, o poder público e a sociedade em geral.


Fontes

https://www.csjt.jus.br/web/csjt/-/canpat-2024-justi%C3%A7a-do-trabalho-participa-de-lan%C3%A7amento-da-campanha-nacional-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de-acidentes-do-trabalho


https://www.gov.br/trabalho-e-emprego/pt-br/assuntos/inspecao-do-trabalho/seguranca-e-saude-no-trabalho/canpat-2/campanha-nacional-de-prevencao-de-acidentes-do-trabalho-2024




Nenhum comentário:

Postar um comentário