Introdução
Doença profissional, assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exercício do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relação elaborada pelo Ministério do Trabalho e da Previdência Social, conforme a Lei nº 8.213, de 1991.A seguir, apresentamos uma lista de dez doenças profissionais, com uma breve descrição dos agentes causadores.
1. Saturnismo
Agente Causador: Exposição ao chumbo. Saturnismo é causado pela intoxicação crônica por chumbo, comum em trabalhadores que lidam com baterias, tintas e soldas. Os sintomas incluem dores abdominais, anemia e problemas neurológicos.
2. Antracose
Agente Causador: Inalação de poeira de carvão. Antracose, também conhecida como "pulmão negro", afeta principalmente mineiros e trabalhadores expostos a poeira de carvão, levando a dificuldade respiratória e tosse crônica.
3. Silicose
Agente Causador: Inalação de sílica cristalina. Trabalhadores da construção civil, mineração e fabricação de vidro estão em risco. A silicose causa fibrose pulmonar, levando a sintomas como tosse, dificuldade para respirar e maior suscetibilidade a infecções pulmonares.
4. Asbestose
Agente Causador: Exposição ao amianto. A inalação de fibras de amianto, comum em trabalhadores da construção e indústrias de isolamento, pode causar fibrose pulmonar e aumentar o risco de câncer de pulmão e mesotelioma.
5. Siderose
Agente Causador: Inalação de poeira de ferro. Comum em trabalhadores da indústria metalúrgica, a siderose causa depósitos de óxidos de ferro nos pulmões, levando a dificuldade respiratória e tosse crônica.
6. Bagaçose
Agente Causador: Inalação de poeira de bagaço de cana. Trabalhadores da indústria sucroalcooleira estão em risco. A bagaçose pode causar inflamação pulmonar e fibrose, levando a sintomas respiratórios como tosse e falta de ar.
7. Hidragirismo
Agente Causador: Exposição ao mercúrio. Comum em trabalhadores de mineração de ouro, o hidragirismo causa intoxicação por mercúrio, levando a tremores, problemas neurológicos e renais.
8. Aluminose
Agente Causador: Inalação de poeira de alumínio. Trabalhadores da indústria de alumínio estão em risco. A aluminose pode levar a fibrose pulmonar, causando dificuldade respiratória e tosse crônica.
9. Asbestose
Agente Causador: Exposição ao asbesto (amianto). A inalação de fibras de asbesto, comum em trabalhadores da construção e indústrias de isolamento, pode causar fibrose pulmonar e aumentar o risco de câncer de pulmão e mesotelioma.
10. Silicose
Agente Causador: Inalação de sílica cristalina. Trabalhadores da construção civil, mineração e fabricação de vidro estão em risco. A silicose causa fibrose pulmonar, levando a sintomas como tosse, dificuldade para respirar e maior suscetibilidade a infecções pulmonares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário